O cultivo de rosas no Ceará

Blog de patyvinna :IMAGENS E INFORMAÇÃO - QUANDO UMA IMAGEM VALE MAS QUE MIL PALAVRAS, O cultivo de rosas no Ceará
 

O cultivo de rosas no Ceará

" o Ceará de importador à exportador"

 

A vitrine do Projeto Rosas do Ceará está em São Benedito, na Serra de Ibiapaba, está a cerca de 800 metros acima do nível do mar, á 351 km de Fortaleza, na Empresa Cearosa.

 

Apesar de aparentemente parecer um fato impossível mais é assim mesmo, acreditaram que aqui no Ceará poderia sim, ser, cultivado rosas, as delicadas rosas, transformou o Ceará no maior exportador de rosas do Brasil, muitos desacreditavam no sucesso, pois a agricultura do estado logo nos lembra as dificuldades hídricas.

O Ceará é privilegiado em condições especiais para o tipo de produção por apresentar, litoral, sertão e serras úmidas, a temperatura permanece estável durante todo o ano situação única em todo o país, (15º a 20ºC) apresenta áreas com solo plano e de excelente qualidade para a produção de flores, baixa incidência de pragas, e ainda temos o privilegiados, de não temos, geadas, ventos forte e nem tufões.

Os custos são mais reduzidos por não precisar de estufas de vidro e usado apenas os de plástico que é mais barato, contamos com uma infra-estrutura especial para exportação: um terminal de refrigeração no Aeroporto Internacional Pinto Martins - uma câmara fria construída para armazenar os produtos durante o processo de comercialização. Sem o terminal ,as flores ficariam expostas à temperatura ambiente, perdendo a qualidade, o que causaria prejuízos. Com o terminal, as perdas são mínimas. As flores ficam conservadas até o momento do embarque, sem perder a beleza e a qualidade. O Ceará é o único estado do País a possuir uma câmara frigorífica para flores, que são exportadas após serem armazenadas a 2 graus centígrados.

Dados estatísticos nos revela que em 1999 o Ceará perdia apenas para São Paulo em produção de rosas, pois possuía 19 hectares em 2002 possui 78,6 hectares.

Hoje enquanto São Paulo gasta 72 dias para germinação a ponto de corte das rosas o Ceará alcança 42 dias produzindo assim quase em dobro a produção de rosas, em São Paulo um metro quadrado produz 120 botões de rosas e aqui usando o mesmo espaço alcança quase o dobro 200 a 220 botões.

Tudo começou em 2000 quando o Sebrae no Ceará e a Secretaria de Agricultura Irrigada(Sagri) concluíram estudo sobre a floricultura cearense, em parceria com o governo do estado e Seagri, surgiram os pólos formados por 14 municípios:  Fortaleza, Aquiraz, Euzébio, Caucaia, Horizonte, Baturité, Aratuba, Beberibe, Crato, Juazeiro, Jardim, Barbalho, Milagres e Brejo Santo, o que somam 346 mil metros quadrados de área cultivada sendo que Ibiapaba foi o que mais cresceu com uma área 360 mil metros quadrados.

Assim o Ceará com apoio do governo do estado e a Prefeitura de Ubajara, reforça o projeto Rosas do Ceará - projeto da Seagri (Secretaria da Agricultura e Pecuária) esta sendo investido cerca de 213 mil em infra-estrutura com projetos em ampliações, onde se beneficiará com cifras em torno de 3 milhões.        

Negocio que em 2001 geravam US$ 500 mil e que chegaram a US$ 4 milhões no final deste ano.

A expectativa da Seagri é que o Ceará lidere o ranking nacional do setor.

São pessoas como Carlos Matos Lima que acreditou no projeto rosas do Ceara que fazem a diferença, lembrando que o progresso, e o desenvolvimento do nosso estado é que nos fazem capazes, e responsáveis, pela qualidade de vida de todo o povo cearense.

 

quarta 21 março 2007 13:27



3 comentário(s)

  • DAVI FERNANDES DE SOUZA mailto Dom 17 Jun 2012 16:25
    Ola,meu nome é Davi fernandes,sou formado em técnico agrícola e em administração de empresa rurais.A quinze anos cultivo rosas e outros tipos de flores de corte como egipsofila, tango, gerbera ,lisianthus etc .Gostaria de passar uns dias com sua equipe de produção para trocar umas ideias e aprimorar mais meus conhecimentos.tel:(28)99765957;
  • André mailto Qui 26 Abr 2012 15:17
    me chamo André e gostaria de saber qual o clima ideal para fazer uma plantação de rosas.....

    e as qualidades que é mais procuradas au consumidor...
  • marcio oliveira mailto Dom 26 Fev 2012 22:49
    gostaria de ser um representante de vçs no rs


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.205.242.179) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para patyvinna

Precisa estar conectado para adicionar patyvinna para os seus amigos

 
Criar um blog